Existe óleo mineral hidrogenado com alta viscosidade?

Antes de responder ao questionamento acima, vamos fazer um breve resumo do que é um óleo mineral hidrogenado.

O óleo branco mineral é um derivado do petróleo que realiza uma longa jornada até se tornar um óleo atóxico. O petróleo bruto é fracionado, destilado e refinado, onde grande parte dos compostos contaminantes é removida.

Posteriormente este óleo básico sofre uma purificação seguida de um processo de hidrotratamento catalítico, que consiste em uma reação com catalisadores especiais, à alta temperatura e alta pressão, onde compostos aromáticos, enxofre, nitrogênio, compostos insaturados entre outros contaminantes são removidos, deixando o óleo mineral branco atóxico.

Tal qualidade de pureza é reconhecida e aprovada pela Farmacopéia Americana (U.S.P. – United States Pharmacopeia), para que o óleo possa ser utilizado pelas indústrias cosméticas, farmacêuticas e alimentícias. Deriva daí um dos nomes que o óleo mineral branco também é conhecido: óleo mineral USP.

O produto final é um produto parecido com a água: um líquido incolor, transparente, inodoro, insípido, livre de fluorescência à luz do dia, mas de característica oleosa. Este produto também é conhecido por parafina líquida, petrolato líquido, óleo mineral branco medicinal, ou óleo mineral grau USP.

Agora que você sabe o que é um óleo medicinal branco atóxico, então vamos responder a pergunta!

Normalmente estão disponibilizados no mercado óleo USP de baixa e média viscosidade. O óleo hidrogenado de baixa viscosidade, também chamado de óleo mineral leve é fornecido nas viscosidades de 40 até 150 SSU à 40ºC.

Os óleos com 40 e 50 SSU de viscosidades são mais utilizados na fabricação de vacinas. Os óleos com viscosidades entre 70 e 100 SSU tem larga utilização na indústria cosmética. É nesta faixa de viscosidade que são fabricados o óleo para bebê, o baby oil.

A indústria de ração animal usa o óleo como aglutinador de pó. Já a indústria alimentícia utiliza muito o óleo mineral branco alimentício como desmoldante atóxico, como óleo para revestimento de ovos, no revestimento de proteção para frutas e legumes, para untar formas e lubrificar faca de corte.

O óleo mineral hidrogenado de média viscosidade é comercializado nas viscosidades de 150 até 600 SSU à 40ºC. O óleo mineral USP nesta faixa de viscosidade tem grande emprego na indústria plástica, onde atuam como lubrificante de fluxo (lubrificante interno ou lubrificante externo), extensor de polímero e amaciadores.

O óleo branco de média viscosidade se faz presente nos processos produtivos do poliestireno cristalino, do poliestireno de alto impacto, do PVC e no das poliolefinas. Os óleos brancos que possuem estas viscosidades é que são empregados pela indústria cosmética para a fabricação de protetores solares, bronzeadores, loções e cremes, e pela indústria farmacêutica para a fabricação de laxantes, pomadas tópicas, lubrificante para cápsula de gelatina, entre outros produtos.

Mas a indústria petroquímica evoluiu e hoje já está disponível no mercado um óleo hidrogenado com alta viscosidade com até 1.300 SSU de viscosidade à 40ºC.

Para que serve um óleo mineral branco de alta viscosidade?

Primeiro devemos entender que quanto mais alta é a viscosidade de um óleo branco, mais “grosso” é este óleo, isso quer dizer que ele é menos fluído, tomando um aspecto mais parecido com o de um mel do que com o da água.

O óleo branco com alta viscosidade apresenta uma baixa volatilidade, a sua estabilidade à oxidação é extremamente alta e quimicamente inerte. Por isso, tem larga aplicação na indústria de fabricação de plásticos, em substituição ao óleo USP de média viscosidade, notadamente em aplicações em que este apresenta limitações se submetido a processos produtivos às altas temperaturas.

O óleo de alta viscosidade também tem grande emprego na indústria de lubrificante, na fabricação de lubrificante atóxico de alta viscosidade, de lubrificante têxtil, de fluido protetivo oleoso atóxico, de graxa para alimento (graxa atóxica), de desmoldante, entre outros produtos.

As indústrias fabricantes de adesivos (tipo hot melt), de limpadores e polidores domésticos, de borracha de cor clara, de tinta de marcação rodoviária entre outras, utilizam óleo branco de viscosidade elevada nas formulações de seus produtos.

Você sabia que a CADIUM LUBRIFICANTES comercializa óleo mineral USP de alta viscosidade?

A CADIUM LUBRIFICANTES é um fornecedor de óleo mineral USP que através da sua linha ALOGRO M® Series, disponibiliza ao mercado um óleo branco de elevada pureza em diversas viscosidades, desde os com baixa e média viscosidade, até o óleo hidrogenado com a maior viscosidade disponível hoje no mercado com 1.300 SSU de viscosidade à 40ºC.

Se sua empresa necessita de um óleo branco mineral medical, ou de um óleo mineral branco técnico, é na CADIUM LUBRIFICANTES que você encontrará o óleo certo na viscosidade certa para a sua aplicação.

Aguardamos a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *