Qual óleo lubrificante que se usa para usinar ferro fundido cinzento?

A escolha do óleo lubrificante correto para usinar ferro fundido deve levar em conta uma série de fatores, como os custos, tipo de máquina operatriz, tipo do sistema de circulação, procedimentos de descarte, meios de controle, método de aplicação, aspectos relacionados à saúde humana, entre outros. Saiba quais as melhores opções para esse tipo de usinagem.

O que é ferro fundido cinzento e como é sua usinagem?

O ferro fundido cinzento é uma liga de ferro-carbono-silício com teor de carbono acima de 2.1 %. Para se ter uma ideia, o aço, que também é uma liga metálica formada por ferro e carbono, tem um percentual de carbono bem menor (entre 0,08 e 1,9%).

Ele é um material comum, de baixo custo e elevada usinabilidade. Possui alta fluidez na fundição, o que permite a usinagem de peças com paredes finas e mais complexas. Por isso, esse tipo de liga metálica é utilizada em larga escala pela indústria automobilística, na fabricação de máquinas, equipamentos, trens, navios, entre outras.

O ferro fundido cinzento é um dos materiais complexos para os processos de usinagem. Por ser um metal consideravelmente frágil, esse ferro gera cavacos com aparência quebradiça e de pequenas dimensões, que podem ser facilmente arrastados para o reservatório de óleo solúvel para usinagem das máquinas, por exemplo, contaminando a solução.

Qual a função do óleo lubrificante para usinagem?

O óleo lubrificante para usinagem ou fluido de corte são substâncias usadas para corte ou usinagem de metais ou outros materiais. Suas principais funções são: refrigeração; lubrificação; melhorara do acabamento da superfície; redução do desgaste das ferramentas; remoção dos cavacos da área de corte; proteção contra corrosão; e a lubrificação das guias e barramentos.

No caso do ferro fundido cinzento, principalmente nas operações de desbaste, o uso de um lubrificante na usinagem pode garantir uma economia considerável no processo, pois permite o aumento efetivo da vida da ferramenta. A usinagem a seco provoca maior desgaste de entalhe no ferramental, elevando os custos de produção.

Como escolher o óleo de corte e usinagem adequado para ferro fundido?

Ao escolher o óleo de corte e usinagem, observar as características de desempenho do produto, quando em operação. Os itens mais recomendados são a capacidade de absorver o calor; não manchar a peça a ser trabalhada; possuir odor leve e tolerável; ser resistente à oxidação; e ter estabilidade durante a operação e após o trabalho, mesmo quando armazenado.

São indicados aqueles fluidos de corte que tenham transparência adequada para que o operador possa visualizar a operação de usinagem sem encobrimento das peças.

As melhores opções em lubrificante de usinagem para ferro fundido cinzento

A Cadium Óleos Lubrificantes possui as melhores opções em lubrificante de usinagem para ferro fundido cinzento. A linha AKRA reúne diversos óleos de corte integrais voltados aos processos que envolvem metais ferrosos. Já o ARMILI S 60 é uma ótima alternativa se a escolha for por um óleo de corte semi sintético solúvel, que proporciona maior lavagem do ferramental.

Ainda tem dúvidas sobre o óleo lubrificante na usinagem de ferro fundido cinzento? Se for o caso, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *