Como o óleo protetivo ceroso age na proteção dos metais?

O óleo protetivo ceroso é extremamente importante para a preservação de metais na indústria. Seja no armazenamento em estoque de produtos semi-acabados, de peças prontas, estampadas ou usinadas, contar com esse produto faz toda a diferença, pois reduz perdas e melhora a performance, no caso de insumos ou moldes, por exemplo. O uso de substâncias inibidoras de corrosão, como as de filme ceroso, é essencial para quem precisa proteger componentes de metal working.

O que é óleo protetivo ceroso?

Um óleo protetivo ceroso é aquele que, após sua aplicação, é capaz de formar uma película cerosa, fina ou mais espessa, em diversas superfícies metálicas. É ideal para proteção anticorrosiva de máquinas, peças, chapas, tubos, fios e artefatos de metal, inclusive aqueles expostos à chuva e em transportes marítimos. A remoção do produto, geralmente, deve ser realizada com lavagem alcalina, por solventes ou compostos específicos.

Ação química do óleo protetivo anticorrosivo

Os inibidores de corrosão que compõem um óleo protetivo anticorrosivo são conhecidos como inibidores de adsorção (processo de adesão de um fluído por uma superfície sólida). Eles se comportam como formadores de películas protetivas nas regiões catódicas e anódicas, provocando interferências nas reações eletroquímicas da corrosão metálica, proporcionada pela exposição do material a moléculas de água, gás oxigênio ou íons de hidrogênio.

Óleo protetivo para metais com película cerosa

Composto por ácidos orgânicos, inibidores de corrosão e ésteres derivados da oxidação de subprodutos do petróleo, o óleo protetivo para metais gera uma película que garante uma proteção duradoura e eficaz. A ação do produto é anti-oxidante, anti-corrosiva e anti-ferrugem, podendo permanecer nas peças por longos períodos até sua remoção. No mercado, é possível encontrar versões líquidas e em aerossol desse óleo ceroso.

Uso dos óleos protetivos cerosos

Os óleos protetivos cerosos são indicados a fim de aplicações nas indústrias metalúrgicas, oficinas de manutenção, fábricas de autopeças, engrenagens, entre outras. Esses fluidos são ideais, também, para proteção anticorrosiva durante armazenamento e transporte de equipamentos, máquinas e componentes mecânicos. Os protetivos cerosos são altamente estáveis em ambientes com condições de contaminação ácida ou alcalina.

Fabricante de óleo protetivo contra corrosão

A Cadium Óleos Lubrificantes possui uma linha completa de óleo protetivo contra corrosão com formação de película cerosa. São produtos desaguantes ou secativos e também de base vegetal, o GRUNDI ARBARO 522N, composto por substâncias atóxicas, sem solventes e que atende plenamente a norma NR 15 protegendo o meio ambiente e o trabalhador.

Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre o processo de corrosão. Tem alguma dúvida sobre óleo protetivo ceroso? Então, deixe seu comentário.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *