O uso de óleo de têmpera sintético no tratamento térmico

O óleo é o meio de resfriamento mais usado em tratamento térmico de têmpera. Estima-se que mais de 80% dos fluidos de resfriamento utilizados no mercado sejam compostos de óleos minerais. Porém, em algumas aplicações específicas, o uso de óleo de têmpera sintético, produzido a partir de polímeros orgânicos, é o mais recomendado para se obter materiais de maior qualidade.

Aplicações do óleo sintético para têmpera de aço

O óleo sintético para têmpera de aço é indicado para peças forjadas para a indústria automobilística; pequenas peças em aço carbono, peças processadas em fornos contínuos e em bateladas; molas de aço em Si ou produzidas em Si+Cr; peças mecânicas em aço ligado; em material temperado após cementação; em barras de aço inoxidável, entre outras aplicações.

Ação do fluído de têmpera sintético

Quando o material aquecido é imerso no fluído de têmpera sintético, um filme de polímeros orgânicos se forma na superfície, o que diminui o intercâmbio de calor. Após curto espaço de tempo ocorre a estabilização da película e, com isso, é obtido um resfriamento rápido. Quando a temperatura cai abaixo dos 69°, o filme se dissolve e o término do processo de transferência de calor é obtido por convecção.

Vantagens do óleo para temperar aço de base sintética

Um óleo para temperar aço de base sintética não apresenta inflamabilidade nem toxidade, pois não há geração de fumaça ou odores durante sua aplicação. Portanto, esta é uma substância que se adéqua plenamente às exigências de preservação da saúde dos trabalhadores. É, também, um tipo de óleo para tempera perfeitamente adaptável aos diversos tipos de aços bem como às morfologias das peças, com grande capacidade de resfriamento. Além disso, não exige desengraxe das mesmas antes do revenimento.

A Cadium desenvolveu um óleo para têmpera de aço, de base sintética, que reúne as melhores qualidades para a aplicação: o NUBIRA SYNTH 230. Esse produto reduz a incidência de peças trincadas e distorcidas, elevando a produtividade. Além disso, esse fluido de alta performance ainda proporciona maior uniformidade na transferência de calor e mais resistência à oxidação, o que amplia consideravelmente sua vida útil.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *