Qual é a necessidade da utilização de um óleo antirespingo de solda?

Em vários processos de usinagem, faz-se o uso de operações de soldas metálicas. Nestes processos de soldagem, há sempre o risco de respingos de solda caíam sobre a superfície ou na peça que se está trabalhando, comprometendo a qualidade e a aparência do material. Para evitar que isso ocorra, há a necessidade da utilização de um óleo antirespingo, que atua isolando as superfícies próximas da região de solda, deixando-as livres de aderência metálica ou de resíduo de gota de solda.

Como é a atuação de um fluído anti respingo durante um processo de solda?

Quando o fluido anti respingo é aplicado sobre as chapas ou superfícies metálicas, este recobre a área de trabalho com uma fina camada de óleo, impedindo a aderência dos respingos de solda. O óleo anti respingo é formulado com compostos repelentes das faíscas geradas principalmente das operações de solda contínua, evitando assim que ocorra a presença de aderências metálicas ou resíduos de gotas de solda, próxima à área de operação. Normalmente um bom lubrificante antirespingo de solda contém em sua formulação, inibidores anticorrosivos que evitam a oxidação do cordão de solda. São fluídos que apresentam grande polaridade e com isso, facilita a sua adesão às superfícies metálicas, sendo normalmente indicado para os processos de solda MIG e de solda MAG.

Um bom fluido antirespingo deve possuir uma formulação balanceada, para permitir que as peças após o processo de soldagem, possam receber pintura, e assim, não atrapalhando a aderência da tinta e nem tão pouco afetando a qualidade e a resistência das soldas.

Normalmente se espera de um bom produto químico anti-respingo de solda, que este evite a soldagem ou a aderência das partículas de respingos incandescentes de metal derretido, e que a maior parte das gotas de solda escorram até o chão, ou as poucas que ficarem paradas na superfície da peça, possam ser removidas com uma leve pressão, mesmo quando estas estiverem em formato de fio.

Vantagens do uso de um bom fluido anti-respingo

A utilização de um bom fluído anti-respingo contribui para o aumento do rendimento do trabalho de solda, melhorando a qualidade do acabamento das peças, através da eliminação do retrabalho de remoção dos respingos de solda através de raspagem com o uso de picão, lixadeira ou esmeril.

Um óleo anti-respingo bem aplicado, propicia para as chapas e peças, uma maior proteção temporária contra a corrosão, e pode ser utilizado em todos os metais soldáveis. Geralmente são óleos solúveis em água, o que facilita a sua remoção, sem a necessidade do uso de desengraxante e operações adicionais, aumentando assim a produtividade e não afetando tratamentos posteriores.

O lubrificante anti-respingo também atua com a formação de uma camada protetora e refrigerante sobre a superfície, podendo ser aplicado em ambientes com pouca ventilação, pois além de não alterar as propriedades mecânicas do material soldado, contribui para evitar a formação de trincas nas soldas, garantindo assim, uma soldagem perfeita.

A Cadium Lubrificantes tem uma linha completa de lubrificantes para os mais diversificados tipos de aplicações. Destacamos o ALOCTON ANTI R 406 ESP, que é um óleo antiresrespingo de solda totalmente sintético, isento de silicone, boro e compostos clorados, sendo amigo do operador e do meio ambiente, e indicado para quem necessita ter um melhor acabamento em suas operações de soldagem.

Para maiores informações, entre em contato com o nosso departamento técnico. Teremos o maior interesse em atendê-lo e indicar o melhor produto para a sua operação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *