Biocidas: Saiba mais sobre bactericida e fungicida e suas aplicações na indústria

A busca pela racionalização de recursos em uma indústria é fator crucial para a competitividade. No setor de metalworking, por exemplo, ampliar a vida útil da emulsão de óleo solúvel é essencial para se reduzir gastos. Para isso, existem substâncias indicadas para auxiliar nessa tarefa: os biocidas, entre eles, o bactericida e fungicida. São substâncias químicas capazes de inibir o crescimento de fungos, bactérias, leveduras e algas que podem estar presentes na água e/ou no ar.

Qual a diferença entre bactericida e fungicida?

O bactericida é uma substância antibacteriana, ou seja, tem a função da matar as bactérias. Esse agente atua no ambiente contaminado de forma a impedir que os microrganismos possam desempenhar atividades vitais básicas. Dessa forma, qualquer indício de contaminação por bactérias é extinto no local em questão.

Já o fungicida é um produto antifúngico, cuja ação é destruir ou inibir a ação de fungos. Quando aplicada em um determinado ambiente, essa substância ataca as membranas celulares dos fungos, inativam enzimas e interferem em processos vitais de metabolismo. Assim, a presença de fungos no local é completamente eliminada.

Para que serve fungicida industrial? E o bactericida industrial?

Basicamente, o fungicida industrial e o bactericida industrial servem para preservar sistemas produtivos que utilizam soluções aquosas, como na fabricação de tintas, papel, celulose, detergentes, ceras, etc. Essas substâncias também são usadas no tratamento de águas industriais, mantendo limpas as tubulações e melhorando a qualidade do ambiente. Na indústria de metalworking, esses produtos são utilizados em emulsões de óleo solúvel.

Bactericida para óleo solúvel e fungicida antimicrobiano

A aplicação de um bactericida para óleo solúvel e/ou fungicida antimicrobiano na emulsão de fluido de corte proporciona proteção contra agentes contaminantes como bactérias, leveduras e bolores. Inclusive, antes de colocar uma nova emulsão em uma máquina, recomenda-se uma limpeza completa da mesma, com esses biocidas, para obter uma maior vida útil da mistura.

Bactericida líquido e fungicida uso industrial da Cadium

A Cadium Óleos Lubrificantes possui uma linha de produtos biocidas especiais para aplicação em soluções de óleos de corte emulsionáveis. O bactericida líquido MAKRO MAX 660 não afeta o desempenho da emulsão e possui amplo espectro de ação. Já o fungicida MAKRO MAX 950 previne a formação de lodo nas tubulações do sistema e promove sua desinfecção.

2 Comentários

  1. COMO SABER QUANDO ESTA CONTAMINADO COM BACTÉRIAS OU FUNGOS, E QUANDO TEM OS DOIS JUNTOS, COMO SABER QUANDO É UM E OUTRO, QUAL O ASPECTO DA SOLUÇÃO

    • Prezado Evair,
      Um dos aspectos característico é o odor (cheiro forte parecido com ovo podre / enxofre), neste caso existe a contaminação por bactérias. Com esse mesmo diagnóstico, cai o ph da solução e pode ocasionar oxidação no barramento ou nas peças.
      Quanto a presença de possíveis gosmas brancas ou lacas (nata sobre nadante) é catarístico da presença de fungos na solução, que pode ocorrer devido ao entupimento do sistema de filtros e bicos injetores.
      Esperamos ter lhe ajudado. Obrigado!
      CADIUM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *