Funções e características do óleo isolante para transformador

Os transformadores, que são equipamentos usados para converter as tensões de corrente alternada, utilizam como óleo isolante o óleo para transformador. O óleo isolante para transformador apresenta duas funções muito importantes nestes equipamentos: a refrigeração e o isolamento elétrico. Por isso, a qualidade desse óleo dielétrico deve ser excelente, de forma a cumprir com suas funções e garantir a funcionalidade da estrutura e a segurança do entorno onde está instalada.

Qual a principal função do óleo para transformador?

A principal função do óleo para transformador é remover o calor gerado no interior do equipamento para as paredes do mesmo, pois quando a corrente elétrica passa pelas resistências das espiras ocasiona um aquecimento. O calor gerado internamente pode ocasionar a degradação térmica do material isolante, o que acaba por prejudicar todo o equipamento. Assim, podemos perceber que a refrigeração é, sem dúvida, a principal função do óleo isolante de transformador.

Existe mais de um tipo de óleo para transformadores?

Sim, existe mais de um tipo de óleo para transformadores. Atualmente, o óleo mineral isolante para transformador é o tipo mais usado e, dependendo do tipo de petróleo em sua composição, a base pode ser parafínica ou naftênica. Menos comum no mercado, ainda é possível encontrar o óleo vegetal isolante para transformadores, porém, para poder ser utilizado, os radiadores dos equipamentos devem ser adaptados para este tipo de óleo isolante. Caso o projeto permaneça o mesmo, deve-se analisar o ciclo de carga para que não sejam excedidos os limites de temperatura de operação.

Quais as principais características de um bom óleo isolante em transformadores?

Como o óleo isolante em transformadores acaba ficando em contato com todos os materiais que compõem os equipamentos, ele deve apresentar baixa reatividade química, pois caso contrário, o equipamento pode ser atacado e sofrer degradação. Além disso, outras características que um bom óleo de transformador de energia necessita possuir são: condutibilidade térmica elevada; isolamento elétrico adequado; baixa viscosidade; boa estabilidade térmica; e resistência ao fogo, fator este considerado fundamental para a segurança, já que o risco de incêndios e explosões deve ser sempre minimizado.

A Cadium Óleos Lubrificantes oferece ao mercado um óleo isolante para transformador de alta pureza e qualidade. Temos o Fluercad 10 P, que é um óleo isolante tipo B, ou seja, um óleo mineral isolante parafínico. Este produto é recomendado para equipamentos de classe de tensão de até 145 KV, por reunir todas as características necessárias para a isolação de sistemas eletrificados, além de possuir elevada resistência à oxidação, que garante maior vida útil ao fluído isolante. Já o Fluecard 9 N é um óleo para transformador tipo A (óleo mineral isolante naftênico) é utilizado no arrefecimento para transformadores, interruptores e disjuntores elétricos em banho de óleo de todas as classes de tensão.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *