Qual a função de um óleo para fazer rosca?

As operações de rosqueamento com macho ou cossinete são as formas mais comuns de usinar uma rosca. Porém, para que os resultados desejados sejam plenamente alcançados, é necessário que se escolha a ferramenta mais adequada, com ângulos corretos para cada tipo de material, além de uma correta lubrificação e refrigeração da zona de corte, o que só é possível através do uso de um bom óleo para fazer rosca.

Você sabia que o óleo de corte para rosca é essencial para a refrigeração?

As velocidades de corte para o rosqueamento são frequentemente baixas ou médias, o que acaba requerendo um fluido de corte com maior poder de lubricidade. Ao aplicar na peça um óleo de corte para rosca, nas recomendações indicadas pelo fabricante, haverá uma quantidade de lubrificante capaz de refrigerar a ferramenta e o suficiente para expulsar os cavacos da região de corte e ainda promover a desobstrução dos canais de escoamento das ferramentas.

Aplicação de óleo rosca e corte para lubrificação correta

Nos casos em que o rosqueamento é feito com o uso de cossinetes, o atrito e as pressões são altas, o que acaba forçando, inevitavelmente, o uso de óleo para rosca e corte. Uma lubrificação, a partir do fluído de corte para rosca, é muito importante para a redução do atrito dinâmico entre ferramenta e peça, assim como para redução da adesão sob baixas velocidades de corte.

É importante lembrar que não se devem usar substâncias não adequadas para a lubrificação de cossinetes, como água, sebo ou parafina. Estes produtos não possuem as propriedades necessárias para a lubrificação e refrigeração adequada para fazer rosca em metais. Além disso, podem provocar a quebra de filetes das roscas e acelerar o desgaste das ferramentas, causando prejuízos desnecessários.

Óleo para rosca de qualidade

O óleo para rosca de qualidade deve ser integral, na viscosidade adequada, conter aditivos de extrema pressão, além de ser estável à oxidação. Os fluídos de corte AKRA 1729 e AKRA 1739, da Cadium Óleos Lubrificantes, possuem essas características e ainda são formulados com agentes antiespumantes e agente de oleosidade, contém aditivos antinévoa, alto ponto de fulgor  que promovem ótimo acabamento superficial às peças rosqueadas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *