Como e por que realizar a lubrificação de cabos de aço?

A lubrificação de cabos de aço é muito importante para sua proteção contra a corrosão e também para diminuir a fadiga por atrito provocado pelo movimento relativo de suas pernas, dos arames e do cabo contra as partes dos equipamentos, como por exemplo, polias e tambores. Uma das principais causas de rompimento é o desgaste do material. Quando a lubrificação é adequada, os esforços no cabo diminuem devido à menor resistência ao movimento dos fios uns sobre os outros e, como isso, a vida útil do cabo de aço é ampliada.

Durante o processo de fabricação, o cabo deve ser lubrificado interna e externamente, com óleo lubrificante para cabo de aço adequado para esta finalidade. Essa lubrificação é altamente eficaz para o armazenamento, conservação e o início do uso do produto. Porém, para a boa conservação e operação adequada do cabo, recomenda-se uma lubrificação periódica.

A lubrificação de cabo de aço é tão importante quanto a lubrificação de uma máquina. Um plano de lubrificação adequado previne a ocorrência de oxidação com porosidade além de perda da área metálica provocada por atritos internos e externos, que causam perda de resistência do cabo.

Lubrificação dos cabos de aço

Nunca utilize óleo queimado ou usado como lubrificantes de cabo de aço, apenas os produtos desenvolvidos especialmente para esta operação. O óleo queimado ou usado é uma substância ácida e pouco aderente, que não protege e, pelo contrário, acelera o processo de corrosão. Além disso, geralmente esses óleos ainda apresentam partículas em suspensão que acabam aumentando o desgaste do cabo por abrasão.

Lubrificante cabos de aço

Um lubrificante para cabos de aço adequado deve possuir as seguintes características:

– Ser quimicamente neutro;
– Possuir alta aderência;
– Possuir uma viscosidade moderada, capaz de penetrar entre as pernas e os arames;
– Permanecer estável nas condições operacionais;
– Ser anticorrosivo;
– Possuir compatibilidade com o lubrificante original.

Lubrificação de um cabo de aço para maior vida útil

Para a manutenção, existem diversas formas de lubrificação em cabos de aço, como com pincel ou estopa, mas a maneira mais eficiente é contar com um sistema de lubrificação de cabos de aço que realiza gotejamento ou pulverização, com aplicação do lubrificante na região dos cabos que passa pelas polias e tambores. Antes de relubrificar o cabo, o mesmo deve ser limpo com uma escova de aço para remover o lubrificante velho, as crostas e partículas abrasivas. Nunca devem ser usados solventes, pois eles removem a lubrificação interna, além de deteriorarem a alma de fibra.

Ao comprar um lubrificante industrial para manutenção de cabos não deve ser levado em conta somente o preço do produto e o custo de mão-de-obra para aplicá-lo. É preciso pensar a longo prazo e avaliar qual a melhor solução para fornecer proteção aos equipamentos. Assim, evitam-se prejuízos maiores, como trocas de peças ou paradas na produção. Temos o lubrificante certo para o seu negócio. Consulte-nos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *