Tratamento térmico: Qual o melhor óleo para têmpera de aço?

A têmpera pode ser considerada o mais importante tratamento térmico ao qual o aço é submetido, principalmente quando o assunto são construções mecânicas. Neste tipo de operação, o resfriamento do material é de extrema importância e, para isso, geralmente utilizam-se líquidos, como o óleo para têmpera.

Têmpera e revenimento

Ao temperar um material, ele é aquecido abaixo de sua temperatura crítica. Este processo eleva a ductilidade e a dureza de uma peça. No entanto, uma vez que a ductilidade e a força são inversamente relacionadas, temperar geralmente reduz a força. Essa perda acaba sendo aceitável porque o material resultante, geralmente, é ainda mais forte do que é necessário.

No caso do aço, o temperamento aumenta a ductilidade e a dureza do metal, minimiza a fissuração e, consequentemente, aumenta a capacidade de trabalho. O tratamento térmico deste material possui algumas etapas. A primeira é a austenitização, que consiste no aquecimento da peça. Depois, ocorre o resfriamento controlado em algum tipo de óleo para têmpera e, por último, o aço é temperado. Em geral, após a têmpera, é realizado um tratamento complementar chamado de revenimento.

Óleo para tratamento térmico

O uso de óleos de têmpera como meio de resfriamento em processos de tratamento térmico de têmpera é bastante difundido. Um dos motivos para isso é a facilidade de molhamento na superfície do material, fator que está ligado à viscosidade, que, quanto menor, maior a capacidade de resfriamento.

Um resfriamento em óleo (têmpera em óleo) garante relevante redução do gradiente de temperatura entre a superfície e o centro da peça, resultando em maior qualidade, menos distorções e pouca probabilidade de trincas. Recomenda-se a escolha por óleos com ponto de fulgor mínimo de aproximadamente 90°C acima da temperatura de trabalho do óleo.

Óleo para tempera de metais

A linha Ktalo, da Cadium Óleos Lubrificantes, é composta por óleos minerais adicionados a aditivos especiais que conferem desempenho altamente superior se comparados com óleos minerais puros. Com alta resistência à oxidação e elevada estabilidade térmica, estes óleos para têmpera geram perdas mínimas devido à baixa viscosidade de suas fórmulas. Saiba mais sobre KTALO 30 TN e KTALO 175 TR.

12 Comentários

        • Prezado André,
          Em que região o Senhor se encontra para que possamos lhe recomendar um distribuidor mais próximo?
          Se preferir, o Senhor pode entrar em contato conosco através de nosso Telemarketing disponibilizado no site (Chat Online) ou através dos dados abaixo para venda direta:
          55 (11) 4047-9292
          55 (11) 97587-7837 (WhatsApp)
          Desta forma, aguardamos seu retorno. Obrigado!
          CADIUM

  1. Bom dia.
    Qual tipo de óleo devo usar para têmpera de lâmina de plainas para madeira?
    Minhas plainas são STANLEY MANUAL.
    Grato pela ajuda.

    • Prezado Ronaldo,
      Neste caso, precisamos efetuar uma venda direta de Diadema, onde estamos localizados, pois não temos distribuidores em São José do Rio Preto.
      Solicitamos a gentileza para que entre em contato direto com o nosso departamento de vendas, através do telefone: 11-4047-9292 ou pelo email: vendas5@cadium.com.br A/C Sra. Fernanda.
      Estamos a sua disposição!
      CADIUM

  2. boa tarde, meu nome é paulo sou de Nova Bassano RGS.
    gostaria de saber se vocês indicam algum óleo para tratamento de materiais como o D2 VC131, 4140 e outros materiais para matrizes de corte e estampo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *