Tratamento térmico: Qual o melhor óleo para têmpera de aço?

A têmpera pode ser considerada o mais importante tratamento térmico ao qual o aço é submetido, principalmente quando o assunto são construções mecânicas. Neste tipo de operação, o resfriamento do material é de extrema importância e, para isso, geralmente utilizam-se líquidos, como o óleo para têmpera.

Têmpera e revenimento

Ao temperar um material, ele é aquecido abaixo de sua temperatura crítica. Este processo eleva a ductilidade e a dureza de uma peça. No entanto, uma vez que a ductilidade e a força são inversamente relacionadas, temperar geralmente reduz a força. Essa perda acaba sendo aceitável porque o material resultante, geralmente, é ainda mais forte do que é necessário.

No caso do aço, o temperamento aumenta a ductilidade e a dureza do metal, minimiza a fissuração e, consequentemente, aumenta a capacidade de trabalho. O tratamento térmico deste material possui algumas etapas. A primeira é a austenitização, que consiste no aquecimento da peça. Depois, ocorre o resfriamento controlado em algum tipo de óleo para têmpera e, por último, o aço é temperado. Em geral, após a têmpera, é realizado um tratamento complementar chamado de revenimento.

Óleo para tratamento térmico

O uso de óleos de têmpera como meio de resfriamento em processos de tratamento térmico de têmpera é bastante difundido. Um dos motivos para isso é a facilidade de molhamento na superfície do material, fator que está ligado à viscosidade, que, quanto menor, maior a capacidade de resfriamento.

Um resfriamento em óleo (têmpera em óleo) garante relevante redução do gradiente de temperatura entre a superfície e o centro da peça, resultando em maior qualidade, menos distorções e pouca probabilidade de trincas. Recomenda-se a escolha por óleos com ponto de fulgor mínimo de aproximadamente 90°C acima da temperatura de trabalho do óleo.

Óleo para tempera de metais

A linha Ktalo, da Cadium Óleos Lubrificantes, é composta por óleos minerais adicionados a aditivos especiais que conferem desempenho altamente superior se comparados com óleos minerais puros. Com alta resistência à oxidação e elevada estabilidade térmica, estes óleos para têmpera geram perdas mínimas devido à baixa viscosidade de suas fórmulas. Saiba mais sobre KTALO 30 TN e KTALO 175 TR.

4 Comentários

        • Prezado André,
          Em que região o Senhor se encontra para que possamos lhe recomendar um distribuidor mais próximo?
          Se preferir, o Senhor pode entrar em contato conosco através de nosso Telemarketing disponibilizado no site (Chat Online) ou através dos dados abaixo para venda direta:
          55 (11) 4047-9292
          55 (11) 97587-7837 (WhatsApp)
          Desta forma, aguardamos seu retorno. Obrigado!
          CADIUM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *