Aplicação do óleo para transferência de calor na indústria

Quase todos os processos industriais envolvem a necessidade de absorção de energia. No Brasil, a tecnologia de aquecimento de fluidos líquidos é a mais utilizada em diversos segmentos como na indústria de alimentos, bebidas, química, farmacêutica, madeira, entre outras. Em alguns sistemas, por exemplo, geradores de vapor (caldeiras) ou ebulidores requerem a compreensão da transferência de calor que ocorre da queima (combustão) de carvão, gás ou óleo para a água nos tubos.

Transferência de calor na indústria

Na maioria das vezes, a tecnologia da transferência de calor é aplicada em um circuito fechado de aquecimento, que eleva a temperatura do fluido e o faz chegar até o ponto de consumo por meio de distribuição ao longo das tubulações. Assim ocorre a troca do calor absorvido nas diversas máquinas, aquecendo, dessa forma, produtos, sistemas ou ambientes.

Fluido para transferência de calor

Na operação dos circuitos de transferência de calor, por força do seu elevado calor específico, o vapor e a água e são utilizados como veículos de transferência de calor em temperaturas entre 0º e 200ºC. Já para temperaturas superiores (entre 200ºC e 400ºC) deve ser utilizado o óleo térmico ou óleo para transferência de calor. Sem dúvida, os óleos térmicos garantem uma transferência de calor otimizada em processos que envolvem altas temperaturas.

Vantagens do óleo mineral para transferência de calor

O seu elevado ponto de ebulição, em relação à pressão atmosférica, permite que o óleo mineral para transferência de calor seja utilizado em sistemas não pressurizados até temperaturas de 350ºC. Além disso, os materiais dos componentes da instalação não sofrem corrosões nem incrustações. Outra vantagem é não necessitar de pré-tratamento, já que não ocorre nenhuma expansão volumétrica devido à solidificação a baixas temperaturas. Ou seja, não há risco de danos por congelamento.

O VARMEGI 100 RF, da Cadium Óleos Lubrificantes, é um óleo térmico para transferência de calor de excelente performance e durabilidade. De base mineral, altamente refinado, possui alto ponto de fulgor, elevada estabilidade térmica e baixa volatilidade. É especialmente formulado para uso em sistemas fechados de transferência de calor, onde a temperatura máxima de operação seja de 300°C.

2 Comentários

  1. Boa noite
    Tenho um aquecedor de ambiente á oleo de 1500wts / 127v .
    Houve vazamento e tenho que repor o mesmo, no manual só indica óleo mineral.
    Qual óleo da Cadium se aplicaria no meu caso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *