Óleo para rosca é essencial para qualidade do acabamento

A operação de rosqueamento depende de alguns fatores que afetam a qualidade do acabamento do produto. Entre eles, a lubrificação a partir do uso de um bom óleo para rosca é fundamental para evitar a formação de arestas postiças, por exemplo, ou ainda para aumentar a vida útil da ferramenta devido à diminuição da temperatura na aresta de corte.

A seleção da ferramenta de corte é de suma importância na operação de rosqueamento. Para a escolha correta do macho (broca) deve-se levar em conta algumas variáveis, como o volume de furos a serem rosqueados, o tipo de furo (passante ou cego), o tipo de material e sua espessura. Cada macho irá exigir especificações de fluido de corte para rosca diferentes.

Os machos com rosca interrompida e com pontas helicoidais são mais favoráveis para a penetração do óleo de rosca e, consequentemente, auxiliam na diminuição do torque gerado pela ferramenta. Há ainda opção de refrigeração interna e externa nos machos. A interna é sempre melhor, pois proporciona melhor escoamento de cavacos em furos profundos.

Óleo para rosca e corte

Fresamento, mandrilhamento, rosqueamento interno ou externo, usinagem pesada e contínua de metais, são alguns exemplos de operações que exigem fluídos de corte integrais principalmente para trabalhos com alta carga, baixa ou média velocidades e avanço profundo. Um óleo de corte de qualidade deve facilitar o escoamento do cavaco pelo cossinete, proporcionar um perfeito acabamento das peças, evitar a quebra das ferramentas e ainda proporcionar aumento da vida útil das mesmas.

É recomendado que o óleo de rosca e corte contenha aditivos de extrema pressão, antioxidantes, anticorrosivos e agentes de lubricidade que garantam perfeita lubrificação, mesmo em condições adversas. O lubrificante ainda não deverá conter solventes voláteis e precisa ter viscosidade adequada para a correta dissipação de calor.

A Cadium Óleos Lubrificantes produz lubrificantes industriais que valorizam a melhoria de seu processo produtivo promovendo tecnologia e suporte exclusivo em sua operação. Com destaque entre as principais fabricantes de fluidos de corte do país, a Cadium oferece ao mercado três tipos de óleos, de alta qualidade e desempenho superior, para operações de rosqueamento (médias e baixas velocidades): o VENTURI MCR 2 e 3 e o AKRA 150 EX.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *