Fabricação de tubos e o uso de fluidos de corte

Fabricação de tubos industriais e o uso de fluidos de corte nos processos de usinagem

A fabricação de tubos é uma operação bastante comum na indústria, já que as tubulações são muito utilizadas em industrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, farmacêuticas e alimentícias, por exemplo. Nas fábricas de tubos, o uso de fluidos de corte nos processos de usinagem é fundamental para garantir a qualidade dos produtos finais que serão destinados ao mercado.

O conjunto de tubos e acessórios, voltados ao processo industrial, é usado principalmente na distribuição de gases, vapores, óleos, lubrificantes e demais líquidos industriais. Este material tem alto custo e pode representar até 70% do orçamento dos equipamentos ou até ¼ do valor total de uma instalação.

Os tubos são divididos em dois grupos principais: Sem costuras e com costuras. Os tubos sem costura podem ser fabricados por três tipos de processos industriais:

  • Laminação (usada para tubos de grande diâmetro)
    • Extrusão (tubos de pequeno diâmetro)
    • Fundição.

Já os tubos com costura são fabricados por solda. Existem duas formas de soldagem na fabricação de tubos industriais:

  • Longitudinal: Ao longo de uma geratriz do tubo (é a mais empregada maioria dos casos).
    • Espiral: A matéria-prima é sempre uma bobina (fabricação continua), para todos os diâmetros, desde pequenos tubos até tubulações de grande porte.

São empregados, também, dois tipos de soldas: a de topo (geralmente nos tubos de pequenos diâmetros) e a sobreposta (para tubos de grandes diâmetros).

Para que serve fluido de corte na fabricação de tubos?

Para todas essas operações industriais é preciso contar com fluidos de corte para usinagem de alta performance. As principais funções do fluido de corte para usinagem são: a refrigeração a altas velocidades; a lubrificação entre peças e ferramentas; melhorar o acabamento superficial diminuindo arestas.

A Cadium Óleos Lubrificantes produz lubrificantes industriais que fazem muito mais do que apenas cumprir uma tarefa, são produtos que valorizam a melhoria de seu processo fornecendo tecnologia e suporte exclusivo em sua fábrica. Destacando-se entre as principais fabricantes de fluidos de corte do país, a Cadium conta com dois tipos de óleos de base mineral, de alta qualidade e desempenho, para operações de usinagem: o AKVO M e Solvebra 500.

Com a implementação de um pacote completo de fluídos de corte e lubrificantes combinados com nossa experiência e conhecimento de processos, sua empresa terá maior retorno em segurança, desempenho de equipamentos e redução de custos de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *