O QUE É E PARA QUE SERVE A VASELINA LÍQUIDA FARMACÊUTICA?

Os óleos minerais são obtidos a partir do refino do petróleo. Posteriormente estes óleos básicos são submetidos a um processo de hidrogenação catalítica, que consiste em remover os elementos contaminantes do óleo, como enxofre, metais, compostos aromáticos, entre outros, substituindo-os por hidrogênio e deixando assim, o óleo inerte, sem odor, sem cheiro, sem sabor, incolor e atóxico.  É o que chamamos de óleo básico de primeiro refino hidrogenado.

Após passar por este moderno processo de hidrogenação, este óleo básico não mais é chamado por esta denominação. No mercado nacional, este óleo que passou a ser neutro e apresentando uma elevada pureza, é encontrado sob diversas denominações.

A denominação técnica correta é a de óleo mineral hidrogenado, mas o mesmo pode ser chamado por paraffinum liquidum, petrolato, óleo branco, óleo branco hidrogenado, óleo mineral branco, óleo mineral branco USP, óleo mineral farmacêutico, óleo mineral grau farmacêutico, óleo medicinal, óleo mineral USP, óleo USP, óleo mineral USP 70 , vaselina líquida, vaselina líquida farmacêutica, vaselina USP, vaselina branca, vaselina hidrogenada, vaselina farmacêutica, óleo mineral alimentício, entre outras variações das denominações citadas.

Cabe esclarecer que o processo de hidrogenação pode ser parcial, gerando um óleo hidrogenado de pureza elevada, mas que não tem a qualidade para o uso como insumo farmacêutico. Este óleo que é incolor e sem odor, mas não totalmente hidrogenado é comercializado no mercado como um óleo técnico. Este óleo técnico também pode ser encontrado no mercado sobre várias denominações, sendo as mais comuns as identificações por óleo técnico, óleo mineral técnico, óleo branco técnico, vaselina técnica, vaselina líquida, vaselina líquida industrial, vaselina líquida automotiva, óleo mineral branco, óleo mineral técnico e outras denominações correlatas.

Respondendo ao questionamento acima, a vaselina farmacêutica ou óleo mineral hidrogenado grau USP, devido ao seu elevado grau de pureza, que o torna um produto inerte, tem inúmeras aplicação na indústria, não só na farmacêutica, como abaixo destacamos:

INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

– Por se um produto inerte, ele é usado para untar formas, para lubrificar máquinas e embalagens que tenham contato indireto com alimentos, com antiespumante, entre outras aplicações. Você sabia que o óleo mineral branco pode ser utilizado em substituição aos azeites para temperar uma salada? Apesar do óleo branco não ter sabor, ele pode ser utilizado por pessoas que tenham restrição ao uso de óleos vegetais, para dar oleosidade aos alimentos e até ser usado para frita-los.

INDÚSTRIA AGRÍCOLA

– O óleo hidrogenado é utilizado para ser pulverizado nos grãos armazenados nos silos, para aglutinar o pó e diminuir o risco de incêndio. Também é usado na pulverização agrícola para gerar uma camada protetora de revestimento em frutas e nos vegetais crus. Você sabia que uma grande quantidade de defensivos agrícolas e pesticidas utilizados na agricultura, possui óleo branco na sua formulação?

INDÚSTRIA VETERINÁRIA E APLICAÇÕES CORRELATAS

– A vaselina farmacêutica é usada como veiculo em uma grande gama de vacinas. Também é usada na fabricação de cremes e pomadas para aplicação veterinária. Você sabia que no ovo que você consome regularmente, tem óleo mineral branco? A casca do ovo não parece, mas é porosa, e o óleo branco pulverizado sobre ela, age como um vedante, aumentando a sua vida útil e impedindo que o mesmo se estrague facilmente. Você sabia que aquela umidade que é encontrada nas rações dos animais, pode ser gerada pela presença da vaselina líquida na composição do produto? O óleo branco é utilizado para aglutinar, unir os componentes sólidos da ração.

INDUSTRIA TÊXTIL

– O óleo branco é utilizado para lubrificar as fibras, evitando assim que estas se rompam devido ao atrito provocado pela sua passagem pelas guias dos teares. Os lubrificantes usados nos teares também são feitos com os óleos hidrogenados, pois caso haja algum contato deste com as fibras, estes não causem manchamento no tecido.

INDUSTRIA  COSMÉTICA E FARMACÊUTICA

– A grande maioria dos cremes e pomadas fabricados como produtos cosméticos ou farmacêuticos utilizam o óleo mineral branco em suas formulações. Cremes para cabelo, protetores solares, loções, óleo para bebê (baby oil), são alguns dos produtos que possuem uma quantidade elevada de vaselina farmacêutica em sua composição. Voce sabia que ao tomar uma colher de sopa cheia de óleo mineral farmacêutico, ele atuará como um poderoso laxante em seu organismo?

Devido a sua grande estabilidade e o seu alto grau de pureza e por ser incolor, a vaselina farmacêutica tem grande aplicação em diversos outros segmentos, como um lubrificante de fluxo para a indústria plástica, como plastificante na fabricação de peças coloridas da indústria de borracha, como desmoldante nas indústrias de papel e de fabricação de espumas, na fabricação de ceras e produtos para limpeza entre inúmeras outras aplicações. Você sabia que a vela em gel que você encontra iluminando as mesas dos restaurantes, é feita com óleo mineral branco?

A vaselina liquida serve como lubrificante para as mais diversas aplicações. Pode ser usada para dar vida e umedecer roupas e calçados de couro, dar brilho em móveis de madeira e painéis de carros, e até como lubrificante íntimo ela pode ser usada.

A Cadium Óleos Lubrificantes possui uma completa linha de óleos hidrogenados. Alogro M compõem a nossa linha de vaselinas farmacêuticas, também chamados de óleos hidrogenados grau USP.  Já na Linha Alcor, comercializamos os óleos hidrogenados de grau técnico ou as chamadas vaselinas técnicas. Ambas as linhas de óleos são disponibilizadas em diversas viscosidades.

Consulte a Cadium Óleos Lubrificantes.

 

2 Comentários

    • Prezada Geza,
      Nós é que agradecemos pelo interesse.
      Sempre postamos novos conteúdos em nosso Blog com esclarecimentos sobre produtos e processos do segmento de óleos lubrificantes.
      Havendo a necessidade de mais informações, acesse nosso Help Desk, ou via email: contato@cadium.com.br
      Obrigado!
      CADIUM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *