Conheça as vantagens do uso de um lubrificante para trefilação de qualidade

Um processo industrial de trefilação consiste na redução da seção transversal (diâmetro) e o respectivo aumento no comprimento do material, através de tração da peça por uma matriz denominada fieira ou trefila, de formato cilíndrico. Dependendo do tipo de processo, existe a necessidade de aplicação de um lubrificante para trefilação. Os produtos obtidos por essa operação são arames, barras finas, fios, cabos e tubos, sendo que, neste último caso, pode ser usado um mandril passante interno que permite melhor controle de espessura.

A maioria dos processos de trefilação é feita à frio, ou seja, em uma temperatura de trabalho ambiente. Porém, devido à alta deformação plástica envolvida nos metais, há um aumento considerável da temperatura durante a operação. Por isso, é preciso adotar algum tipo de lubrificação industrial no processo, tendo destaque um método chamado de trefilação úmida.

Importância da lubrificação na trefilação

A trefilação úmida é um processo que exige um lubrificante de qualidade. Para a correta lubrificação e resfriamento de metais, o óleo para trefila atua de forma a evitar engripamento e manter a superfície do material isenta de resíduos carbônicos provenientes de operações de tratamento térmico. Outras funções importantes do óleo para trefilação são: diminuir os efeitos da exaustão das máquinas, aumentar a vida útil das fieiras, evitar reprocessos, paradas de máquinas e, também, fadiga dos metais trefilados.

Características de um bom óleo de trefilação

Um bom lubrificante para trefilação deve ser capaz de reduzir o atrito entre a fieira e o material a ser trefilado, bem como otimizar a força de trefilação reduzindo o desgaste dos equipamentos. Para isso, o lubrificante industrial deve possuir: alta lubricidade; aditivos de extrema pressão em sua formulação; baixa formação de espuma; boa capacidade de limpeza e refrigeração; resistência à formação de fungos e bactérias e, consequentemente, ser livre de odores.

Dessa forma, óleos industriais para trefilação de alta performance proporcionam melhoria de produtividade e redução da necessidade de manutenção das máquinas trefiladeiras e seus componentes.

Lubrificante para trefilação de cobre

A Cadium Óleos Lubrificantes conta com produtos de alta qualidade feitos especialmente para atender às necessidades da indústria metalúrgica e de transformação. A linha Armili traz o que há de mais moderno e eficiente em soluções para lubrificação, com destaque para o Armili CB 520 que, além de poder ser usado em materiais de cobre, é um excelente lubrificante para trefilação de alumínio. Conheça nossos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *