Qualidade do óleo para estampagem é fundamental para a operação

Um processo de estampagem tem por finalidade a fabricação de peças a partir de chapas planas. Esta operação exige um óleo para estampagem de qualidade e tem como um dos seus maiores protagonistas a indústria automobilística e a de eletrodomésticos, entre outras, em que a competitividade do mercado exige que se busque a redução de tempo e custos durante o processo de fabricação.

O que é estampagem de metais?

As operações de estampagem são processos de conformações mecânicas, geralmente realizadas a frio, que englobam um conjunto de operações. Por meio dessas operações, a chapa plana é submetida a transformações que a fazem adquirir uma nova forma geométrica, plana ou oca. Isso é possível por causa de uma propriedade mecânica que os metais têm: a plasticidade.

Para que a estampagem de chapas metálicas seja bem-sucedida, deve-se levar em consideração algumas variáveis, todas relacionadas entre si, como: propriedades do material, coeficientes de encruamento e anisotropia, geometria da ferramenta, lubrificação industrial na interface punção – chapa metálica, velocidade de conformação, entre outras.

Óleo estampagem: características

Partimos do princípio de que um lubrificante de corte é todo ou qualquer material sólido ou líquido de baixa resistência ao cisalhamento, cuja função é a de manter separadas as superfícies da ferramenta (punção e matriz) do material a conformar, reduzindo o atrito. Por isso, o desempenho dos lubrificantes na estampagem de peças pode ter um impacto significativo no processo, como em algumas aplicações de embutimento e estiramento.

Parâmetros como viscosidade, molhabilidade, uso de aditivos de extrema pressão (EP) e refrigeração eficiente podem afetar significativamente a vida da ferramenta, qualidade da peça, limite de conformação e em geral a produtividade. Por isso, um bom óleo de estampagem é capaz de prolongar a vida útil das ferramentas, ter excelente capacidade de refrigeração e secagem rápida, além de evitar manchas ou corrosão das peças metálicas.

O ABLATOR RAST R 2, da Cadium Óleos Lubrificantes, é um óleo de corte integral para estampagem, de baixa viscosidade e alta volatilidade. Indicado para operações de estampagem, laminação de metais e corte fino. De secagem rápida, este lubrificante industrial deixa uma fina película oleosa nas peças estampadas, o que confere alta proteção contra corrosão. Para conhecer o produto, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *