Como identificar o melhor óleo para guias e barramentos

As guias e barramentos em geral estão constantemente expostas à ação de diversas impurezas, como cavacos, óxidos de metal, pó de fundição, entre outros. Somente os lubrificantes de vias deslizantes são capazes de preservar a integridade dos equipamentos.

Uma lubrificação convencional não impede um atrito elevado em guias e barramentos. A utilização de um bom óleo para barramento, permite a redução de atrito e, com isso, eleva a vida útil dos barramentos.

Características do óleo lubrificante para barramento

Um bom óleo lubrificante industrial formulado para guias e barramentos gera um filme, formando uma película resistente e eliminando assim, o efeito“stick-slip” (deslize por solavancos). O melhor lubrificante para essa operação ainda deve possuir:

– Elevada capacidade de adesividade;

– Alto poder de lubrificação;

– Proteção contra o desgaste das superfícies em movimento;

– Baixa capacidade de formação de espuma;

– Boa separação de água;

Propriedade anticorrosiva;

– Ótima estabilidade química contra a oxidação.

A Cadium Óleos Lubrificantes recomenda a linha Gudilo RF para lubrificação de guias e barramentos. A linha Gudilo RF é formulada com óleos de base mineral parafínicos de primeiro refino, aditivos antioxidante, antidesgaste, inibidor de espuma e agente de adesividade, contribuindo para que os nossos lubrificantes atendam à Norma DIN 51502 (CGLP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *