Desmoldante: O que é e quais suas aplicações?

O desmoldante é um produto usado para que um material não grude no outro. Em geral, esse composto é aplicado na superfície de moldes para impedir que a peça a ser formada fique colada ali. Quando aplicado corretamente, a substância permite o reaproveitamento das fôrmas e dá melhor aparência às peças, seja qual for a sua composição.

Existem desmoldantes para diversas aplicações, nos mais diferentes segmentos, como na construção civil – desmoldante para formas de concreto, na indústria metalúrgica e fundições – desmoldante para formas metálicas e desmoldante para alumínio, e até na gastronomia e alimentos, onde é usado o desmoldante culinário. Em todos os casos, o objetivo é sempre o mesmo: garantir a integridade dos produtos moldados e a conservação dos moldes.

Desmoldante para forjamento a quente

No processo de forjamento para fabricação de peças de metal são usadas ferramentas como martelos e/ou prensas hidráulicas, mecânicas ou de fricção. De acordo com o tipo de matriz usada, a forja pode ser classificada como matriz aberta, fechada ou por compressão axial. Independentemente da forma, o forjamento a quente exige o uso de um bom desmoldante para forjamento.

A utilização do desmoldante para forjaria correto reduz o atrito entre o material e as matrizes usadas no processo, reduzindo o desgaste das peças. A ação das substâncias desmoldantes é associada à viscosidade dos fluidos empregados, caracterizada pela formação de película espessa na medida necessária.

O melhor tipo de produto usado como desmoldante para ferro é aquele que não leva grafite na sua composição. Lubrificantes grafitados costumam provocar sujeira além de poluir o local de trabalho. Pensando nisso, a Cadium desenvolveu o ABLATOR LUMO DM 352 que elimina o uso de fluidos grafitados nos processos de forjamento a quente, aumentando a vida útil das ferramentas e evitando soldagens e incrustações de materiais nas matrizes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *