Óleo Mineral Branco: O que é e onde é usado?

Você sabia que existem substâncias que são usadas na produção de alimentos e também em cosméticos e medicamentos? E que a indústria têxtil usa produtos químicos que, da mesma forma, são utilizados na fabricação de borracha? Ou ainda que a indústria veterinária faz uso de substâncias que estão presentes na fabricação de plásticos?

Um desses elementos comuns às diversas indústrias é o oleo mineral branco, também conhecido como vaselina líquida, óleo hidrogenado ou petrolato líquido.

O que é oleo mineral branco?

Os oleos minerais brancos são misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo, obtidos a partir do processo de remoção de impurezas, comuns na substância. Compostos inorgânicos indesejáveis para o produto como enxofre, nitrogênio, oxigênio, compostos aromáticos, insaturados (olefinas), entre outros, são removidos neste processo.

Esse tipo de óleo pode ter duas classificações quanto ao seu grau de pureza: oleo mineral usp (grau medicinal) e oleo mineral técnico (grau técnico). Esses óleos são disponibilizados em vários tipos de viscosidades.

O grau USP é obtido através de um processo ultra moderno de hidrogenação catalítica, que remove todas as impurezas do óleo original, fazendo com  que o mesmo atenda às severas normas de qualidade da  Farmacopéia dos Estados Unidos (USP –United State Pharmacopeia) , para uso junto às indústrias  farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e similares.

O produto final é um óleo isento de contaminantes, atóxico, inodoro e incolor. Já o óleo de grau técnico também é um produto de elevada pureza, porém, por ser parcialmente hidrogenado, é indicado para aplicações mais técnicas, que não sofrem contato direto com alimentos ou uso em humanos.

A vaselina liquida usp ou óleo mineral branco USP serve como base para diversos produtos da indústria farmacêutica (cremes, pomadas, medicamentos injetáveis, antibióticos…), em cosméticos (hidratantes, protetores solares, condicionadores, loções, “baby-oil”…), no setor veterinário (vacinas, carrapaticidas, inseticidas…) e em alimentos (desmoldante de formas de biscoitos, anti-fermentador, anti-espumante, separador de manteiga…).

Já a vaselina líquida grau técnico ou óleo mineral branco técnico, tem excelente desempenho na produção de borrachas, tintas, ração animal, na indústria têxtil e termoplástica.

A qualidade percebida pelo mercado do oleo mineral da Cadium Óleos Lubrificantes é indiscutível, pois a empresa é certificada pelas normas ISO 9001:2008 além de contar com a licença de funcionamento da ANVISA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *