Vaselina Sólida: O que é e para que serve?

Conhecido também como gelatina do petróleo ou petrolato sólido, a vaselina sólida é um produto de origem mineral, derivado do petróleo.

Originalmente a vaselina sólida era produzida a partir de um subproduto derivado do petróleo cru, que recebia o nome de petrolato. Com a evolução tecnológica, as vaselinas sólidas passaram a ser formuladas a partir de óleos básicos selecionados derivados de petróleo, misturados às parafinas e a aditivos especiais de alta qualidade, gerando assim um produto final de consistência pastosa e com uma elevada estabilidade físico-química

A vaselina é hidrófoba, ou seja, praticamente não se dissolve em água. Também é praticamente insolúvel em álcool, sendo solúvel na maioria dos solventes orgânicos como éter, clorofórmio, benzeno entre outros. A vaselina sólida por ser pouco reativa, é muito utilizada como componente na base de fabricação de muitos produtos.

Vaselina Sólida Medicinal

A vaselina sólida medicinal (farmacêutica) ou vaselina sólida USP é um produto formulado a partir da mistura de óleos hidrogenados atóxicos e das parafinas macro e micro cristalinas. Por ser produzida com componentes com baixíssimos teores de carbonos aromáticos, as vaselinas solidas medicinais ou USP apresentam uma excelente maciez ao toque, são isentas de odor e são absolutamente neutras.

Apresentam um aspecto sólido pastoso e uma coloração branca. Podem ser produzidas em vários graus de consistência de acordo com necessidade da aplicação. As vaselinas USP produzidas pela CADIUM são comercializadas como a denominação de SPARK VISKO.

A vaselina Sólida USP é utilizada pelas indústrias farmacêuticas nas formulações de medicamentos, cremes, pomadas e emolientes. Também é utilizada como desmoldante nos processos de fabricação de pães, massas, biscoitos, balas e outros produtos alimentícios. Em cosméticos, por ser um produto inerte e não agressivo à pele, é usada para produzir cremes hidratantes, desodorantes, emulsões, entre outros.

Vaselina Sólida de Grau Técnico

A vaselina sólida de Grau técnico em razão de sua composição e característica, é um produto que apresenta um amplo espectro de aplicações. Tem grande desempenho como desmoldante na produção de espumas e borrachas.  Como lubrificante na industria automotiva. É também utilizada na produção de lubrificantes atóxicos para a indústria alimentícia e de insumos veterinários.

Por ser produzida com óleos hidrogenados, parafinas selecionas e aditivos especiais,possui  uma excepcional qualidade de desempenho e de pureza. A linha de vaselina sólida de Grau Técnico produzida pela CADIUM, recebe a denominação de SPARK CIRO.

Vaselina Sólida de Grau Industrial

São vaselinas sólidas formuladas com óleos básicos de primeiro refino, gerando um produto de qualidade elevada para uso nas mais diversas aplicações industriais como lubrificante para reparos de válvulas de descargas, como facilitador da passagem de fios em conduítes ou para o encaixe de pneus em borracharias.

O produto ainda pode ser aplicado para proteger esquadrias de alumínio de queimaduras de cimento ou de respingos de tinta antes de pinturas e reformas, além de ser repelente de umidade para peças metálicas como saias de máquinas de lavar e de geladeiras, entre outras aplicações. A linha SPARK BASIC compreende as vaselinas de grau industrial que a CADIUM produz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *